2.4.13

Acabo de assistir o filme Tropa de Elite 2, que passou na Globo (contaditório, mas...) e ando mexida, querendo escrever sobre isso, mesmo sem conhecer. E conhecimento é, talvez, o ponto de partida de tudo isso. Conhecer  é tirar o véu,  descobrir, descortinar, saber o que está por trás: dos discursos, dos fatos, dos aparatos. Conhecer é também sentir dor, é querer desconhecer realidades cruéis que é a minha e a sua. Conhecer é optar por não ouvir uma música que me distráia após a abertura dos meus sentidos para uma realidade mais crua e dolorosa.
Senti vontade de morrer ao assistir o filme, não, não como um mártir. Mas morrer por nojo desse mundo rato, pestilento, leproso. Morrer pra não conhecer, porque viver já parece ser compactuar. E fico a me perguntar quantas forças terei pra conhecer. Quantos olhos terei para enxergar e querer sempre enxergar mais profundamente. Dói ser, dói enxergar.
Ver que essa peste é grande, é forte, é material, é concreta, e meus pensamentos tão abstratos que força hão de ter?! Qual força tem minha voz em poesia perante tudo isso? Que força tem meu sorriso, meu instinto de auxílio e de justiça?
Eu vou cantar, vou cantar a arte pra descompor a vida, vou cantar a arte pra contrapor à vida, vou cantar a arte pra não morrer em vida, porque essa vida eu não quero, não aprecio, não compactuo. Não quero estar armada, não quero um R de rato a compor o meu nome; amada é bem melhor.
Ah, grandes homens vermes, de tamanhas sofisticações e elegâncias mesquinhas, não derramo lágrimas por voz, vou cantar as plantas que nascem das pedras, quanto a vocês rochedos fortes, o tempo tratará de transformá-los em pedregulhos. Eu, por mim, me quero mais leve e viro logo pó e adubo, INFÉRTEIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário